Série da GloboNews mostra o avanço do agronegócio no Centro-Oeste do Brasil

By

A região Centro-Oeste se destacou como a de maior crescimento no Brasil, conforme os dados mais recentes do Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.

O estudo aponta que a população dessa área aumenta em média 1,23% ao ano, uma taxa superior ao dobro da média nacional, que é de 0,52%. Para entender os fatores por trás desse desenvolvimento econômico e populacional, a GloboNews inicia nesta quarta-feira, 28, uma jornada pelos principais polos do agronegócio da região.

Pedro Figueiredo, repórter, e Raphael Nascimento, repórter cinematográfico, serão responsáveis por uma série de reportagens e participações ao vivo nos jornais do canal.

A riqueza do Cerrado em foco

“O Cerrado, que representa um quarto do território nacional e é considerado a savana mais rica em biodiversidade do planeta, muitas vezes é negligenciado. Queremos apresentar essa riqueza aos brasileiros”, afirma Pedro.

A viagem de 20 dias da equipe da GloboNews tem como objetivo discutir três temas principais: a importância do agronegócio, a preservação da natureza ameaçada pelo desmatamento e contaminação das águas, e o crescimento das cidades centro-ocidentais. “Este último ponto se deve principalmente ao impulso do agronegócio, com a população se deslocando para as cidades médias da região”, complementa Pedro.

João Paulo Machado, editor, e Matheus Maciel, produtor, também são parte essencial do projeto, trazendo à tona a influência do agronegócio na região. “A recente Pesquisa sobre a Produção Agrícola Municipal do IBGE mostra que 8 dos 10 maiores produtores de soja do país estão no Centro-Oeste, nos estados de Mato Grosso e Goiás. Isso motiva a GloboNews a percorrer a ‘Rota da Soja’, evidenciando o desenvolvimento e os desafios ambientais e sociais que vêm com ele”, destaca João Paulo.

A jornada começa em Sorriso, Mato Grosso, conhecida por ser o maior polo da agroindústria brasileira, a maior produtora de soja do país e detentora do maior PIB agrícola brasileiro. “É hora de explorar o Cerrado, o segundo maior bioma do país, e revelar sua diversidade e essência”, diz Matheus Maciel. A expedição terminará em Brasília, no dia 18/3, marcando o fim da exploração pelo Centro-Oeste.

Tudo sobre:
Compartilhe essa notícia